Wednesday, April 09, 2008

Pato Escondido

Mais uma receita com mais de 20 anos da colecção de revistas Maria da minha mãe.
É parecido com arroz de pato, embora ligeiramente diferente, mas não me convenceu (porque o sabor é pouco intenso).
A repetir a dose vou adicionar mais ervas e um chouriço quando cozer o pato.

Pato Escondido
Ingredientes:
1 pato com 1,200 kg
1 cebola
1 ramo de salsa
1 copo de arroz
150 g de presunto
1 ramo de hortelã
1 tomate maduro
Sal

Preparação:
Chamusque e lave o pato e ponha-o em água temperada com sal, uma cebola descascada e um tomate maduro, cortado ao meio e um raminho de salsa.
Quando o pato estiver cozido, retire-o da água.
Corte-o aos bocados e retire os ossos maiores (não tirei).
Coe o caldo e meça dois copos e meio.
Deite-o dentro de um tacho.
Quando levantar fervura, rectifique o sal e junte a hortelã.
Deite o arroz dentro de um tabuleiro e acame nele os pedaços de pato.
Leve ao forno para acabar de cozer o arroz e dourar um pouco.

8 comments:

  1. não te convenceu porquê???
    a mim parece-me bastante bom.... ainda este domingo almoçamos arroz de pato lá em casa.... lol

    ReplyDelete
  2. Este prato é bem ao meu gosto! Mas com um chouriço também não deve ficar mal, não senhora! :o)

    Estou a ver que tens receitas tão antigas da tua mãe, como eu da minha! São gavetas e gavetas de teleculinárias e companhias, antiguinhas! O que eu adoro aquilo! :o) E os preços? Algumas a 7,5$ (escudos).

    Beijos

    ReplyDelete
  3. Menina adorei mas deicha de me esconder essas maravilhas um beijo. Natércia...

    ReplyDelete
  4. Realmente e muito parecido com o arroz de pato que normalmente se faz. Olha amiga, e se espetares uns cravos da india na ceboda quando cozeres o pato? O chourico e tambem boa ideia porque opresunto nao deita tanto sabor quanto o chourico.
    De resto parece-me muito simples.
    Adoro este blog.

    ReplyDelete
  5. humm esse pato pode ate estar bem esocndido mas eu o acho...o ceirinho deve ser uma coisa deliciosa!! bjs

    ReplyDelete
  6. Adoramos cá em casa arroz de pato, qualquer ponho a minha versão.

    ReplyDelete
  7. Gostaria de achar este teu pato escondido, acredita!
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  8. Não convenceu? Será da proveniência do pato (eventualmente de aviário?) ou do presunto? Realmente, também me parece que o chouriço iria acrescenter algo.

    ReplyDelete