Tuesday, April 29, 2008

Polenta assada

Antes de andar por este mundo dos blogs não conhecia polenta, não sabia o que era, nunca tinha comido e, claro, nunca a tinha preparado.
A primeira vez que uma polenta me chamou a atenção foi no blog da querida Eliana e foi esta polenta de aspecto delicioso (26.6.2007) que me deixou a pensar que tinha de experimentar.
Mais tarde, voltei a encontrar a polenta numa revista de culinária que andava lá por casa e também no blog do Chef Fernando.
Depois de ver várias receitas e de encontrar no supermercado um pacote de Polenta semi preparada decidi experimentar.
Lá em casa ninguém achou a polenta nada de especial, embora eu tenha gostado bastante, faz-me lembrar umas papas de milho que a minha avó fazia quando eu era pequena.

Polenta assada
Ingredientes:
250 g de polenta instantânea

1 1/2 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
½ cebola
1 dente de alho
Sal e pimenta
Água quente

Queijo ralado

Modo de preparo:
Numa panela de base grossa, refogar a cebola e o alho picados no azeite.
Juntar a água fervente e a polenta.
Tempere com sal e pimenta.
Deixar cozinhar mexendo SEMPRE até que se comece a descolar do fundo da panela.
Pré aqueça o forno a 200°C.
Coloque a polenta num pirex, alise a superfície, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para secar, uns 20 minutos.
Retire do forno e quando estiver morna, corte em quadrados e sirva.


5 comments:

  1. mas que boa ideia esta... polenta instântanea é daquelas que se compra já preparadas e é só juntar água, certo?
    eu há tempos comprei uma que até dava para fazer no microondas.

    ReplyDelete
  2. Huuum, aqui em casa sempre gostamos muito de polenta. Tanto papai quanto mamãe sempre comeram na infância. A que mais gosto é bem molinha, quentinha coberta com muito molho bolonhesa ou de frango.
    Mas assim assada também fica ótimo.
    Pena que tua família não achou nada de especial, pois é um prato delicioso.
    Experimente assim como te disse, com molho, ou depois de fria, corte em pequenos pedaços e frite em bastante óleo de soja (ou o que preferir) quente. Vira um pestisquinho e tanto.
    Kisss^^

    ReplyDelete
  3. Sabes aqui só para nós também nunca comi mas deve ser bom e se tu dizes é mesmo bom um beijo. Natércia...

    ReplyDelete
  4. Nunca provei polenta. Tenho curiosidade em experimentar :-) Tem bom aspecto

    ReplyDelete
  5. Eu fiz a receita mas a minha ficou com umas bolas...será que a polenta tava estragada??Não tem algum lugar que venda pronta?Eu costumo comer só fora, de vez em nunca cozinho em casa então eu acho melhor se tiver como pedir comida em domicilio... Eu procurei no site que eu peço delivery sempre www.just-delivery.com.br e não achei polentas.Alguém me ajuda? Valeu!

    ReplyDelete